PESCARIAS EM ILHABELA E SÃO SEBASTIÃO

 UM BARCO CERTO PARA CADA PESCARIA


Antes de quebrar a cabeça, é importante que o pescador iniciante, que queira alugar um barco, não caia no senso comum de acreditar que a pesca embarcada por si só possa constituir uma modalidade de pesca. Existem varias maneiras diferentes de se pescar embarcado, e esta razão é a que vai nortear as nossas dicas. A escolha do barco dependera exclusivamente do tipo da pesca que se quer praticar.

Constatamos, enfim, no dia a dia dos pescadores, uma dificuldade muito grande em apropriar, o barco a ser fretado com a pescaria a ser realizada.

Comumente pescadores que querem praticar a pesca de arremesso com iscas artificiais, e com iscas naturais de fundo, em uma mesma pescaria, escolhem barcos com cobertura. Pensam no conforto de uma proteção contra chuvas ou sol em excesso. Esse porém , é ,um impeditivo à uma boa pescaria com iscas artificiais, apesar de ser bastante cômodo para a modalidade de pesca de fundo.

Outra falha comum, é alugar um barco grande demais para a pesca de arremesso com iscas artificiais ou, então, pequeno demais para enfrentar o mar aberto com ondas grandes.

Há outras indagações como:o espaço interno do barco terá capacidade para abrigar uma pescaria confortável para o numero de integrantes do grupo? A parte legal do barco – coletes no prazo de validade, radio em funcionamento, documentação em dia, respeito à capacidade máxima permitida pela capitania dos portos local, entre outras exigências básicas – estará em dia?

Note-se que sonda e GPS são instrumentos importantes para pescarias, e até para navegação mais segura, porem não fazem parte das exigências e normas provenientes da Marinha brasileira.Questionar se a embarcação esta equipada com estes instrumentos, também é importante.

Há alguns cuidados básicos, que devem ser tomados, quando se procura um barco para aluguel na costa brasileira. É importante, por exemplo, certificar-se da idoneidade do proprietário da embarcação. Há casos em que se marca uma pescaria, sem dar um adiantamento e, o dono do barco não aparece. Daí a importância de, sempre, se procurar empresas e pessoas sérias.

Aliás, o ideal é fazer um deposito adiantado, assim, o
compromisso, com isso, não se corre o risco de o locador resolver, na ultima hora, nos dispensar, e alugar o barco para outra pessoa.

------------------------------

 


.

I